terça-feira, 5 de junho de 2012

Granadeiro com sopa de cebola

Numa das muitas promoções de uma grande superfície (ainda não me pagam para fazer publicidade), estava este peixe, o granadeiro. Por curiosidade trouxe um, para provar.

Só trouxe um por uma razão, da última vez que comprei peixe sem saber o que era, foram salemas. Trouxe duas, bem bonitas e fresquinhas. Cheguei a casa, passei-as por água, temperei e forno com uma delas. A outra congelei.
Pois bem, a meio do processo de "assadura" abri a porta do forno para ver como estava a correr e veio-me um cheiro a lodo.....hummm, será que isto é normal?
Provei e realmente o sabor era um pouco forte, então para cortar aquele sabor reguei com sumo de limão. Deixei ficar no forno para acabar de assar e depois foi para a mesa.......quando o marido chega a casa e sente aquele cheiro a rio pergunta-me logo o que é que andei a fazer. Bolas, isto não vai correr bem!
Lá nos preparamos para comer e à primeira garfada o inevitável aconteceu......cuspir tudo fora! Pois é, lá se foi o almoço, pelo menos o nosso, porque os gatos da rua ficaram a ganhar! O que nos safou foram as batatas cozidas e a salada.....
É claro que a outra foi logo para os gatos e até hoje nunca mais comprei peixe sem saber o que era, até o dia do granadeiro.

Entretanto já pesquisei sobre a salema e esta tem que ser muito bem limpa, tem que se tirar a pele preta da barriga, evitando assim o tal sabor a lodo. Como eu não sabia desse pormenor e pelos vistos a funcionária da peixaria também não, pois mandou o peixe com a pele preta, lá levei com o sabor a rio......

Mas a experiência com o granadeiro foi positiva, tanto que vou comprar mais deste peixe.


Ingredientes:

- 1 granadeiro
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 1 pacote de sopa de cebola
- 1 lata de leite de coco
- azeite q.b.
- sal a gosto

Cozer o peixe em água temperada de sal. Depois de cozido limpar de peles e espinhas. Reservar.
Levar um tacho ao lume com o azeite e a cebola em meias luas. Deixar refogar cerca de 5 minutos e juntar a cenoura picada. Cozinhar em lume baixo durante 10 minutos.
Misturar num recipiente a sopa de cebola com o leite de coco e verter sobre o tacho. Quando levantar fervura adicionar o peixe desfiado e deixar em lume brando 10-12 minutos.
Servir com arroz de cenoura e ervilhas à inglesa.

Bom apetite!!

5 comentários:

  1. Já experimentei o granadeiro em filete, e gostei bastante, mas não é peixe que encontre mto à venda!!!
    Parece-me mto bem esta receitinha :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. NÃO CONHECIA ESSE PEIXE MAS ACHEI A TUA SUGESTÃO UMA DELICIA.
    A SOPA DE CEBOLA E O LEITE DE COCO DEVEM TER DADO UM SABOR MUITO BOM.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. nunca cozinhei salemas, mas a minhas mãe as vezes faz lá em casa...e eu gosto. ela realmente limpa-as sempre com muito cuidado e enche-lhes a barriga com ervas. a diferença deve ser essa!! granadeiro não conheço...mas fiquei com curiosidade!!

    bj

    ResponderEliminar
  4. Não conheço esta variedade de peixe, ou pelo menos com este nome, mas gostei do aspecto!

    ResponderEliminar
  5. O Granadeiro é um peixe muito saboroso. Vende-se nos hipermercados (alguns), em filetes panados. É só fritar, acompanhar com salada e por exemplo arroz de feijão. Custa entre 8 e 10 euros o kilo.

    ResponderEliminar

Deixe um comentário e assine.
Comentários anónimos não serão publicados.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...