quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cozinhar com sobras XXXV - tortilha de dourada......e uma espinha atravessada!

Fiz dourada no forno com batatas e tomate ao jantar......como sempre, houve sobras...e também uma espinha atravessada na garganta!

E aqui começa a saga da espinha........

Estávamos a jantar e eu a contar ao marido que há uns anos valentes, ao comer uma sardinha, fiquei com uma espinha na garganta cerca de 3 dias.....acabei de contar esta história e o que é que acontece? Engulo uma espinha, mas a dita não desceu, ficou cravada na garganta. Vai de engolir pedaços de pão para ver se descia, mas qual quê, a espinha lá continuou. Mas ainda consegui acabar de jantar, que a fome era muita! Acabado o jantar, arrumar a cozinha, guardar as sobras num recipiente e tentar tirar a espinha....esforços infrutíferos.



Hora de dormir, tentar dormir, mas de cada vez que engolia lá sentia a boa da espinha.......acabei por
adormecer e na esperança que durante a noite me livrasse do incómodo.
De manhã nada de novo........espinha atravessada na garganta.

Trabalho, reuniões, vómitos à conta da espinha e nada de sair.....aiii que isto está mau!!! Almoço no CascaiShopping e a aflição já era muita. Fui à Clínica que tem lá e pedi para ser vista por uma enfermeira, mas disseram-me que não podiam fazer nada, porque não tinham serviço de otorrinolaringologia, que o melhor era ir ao hospital.

OK, lá fui para o hospital de Cascais, urgências........triagem, senha verde, cerca de 3 horas de espera........nunca mais saio daqui!! E já eram 3 da tarde......mas sorte, fui chamada passados 40 minutos. Vista pelo médico, sala de pequenas cirurgias, abre a boca, não se consegue ver nada a olho nu......anestesia bucal, espera 10 minutos, deita na marquesa, abre outra vez a boca, enfiam lá para dentro um aparelho com uma luz na ponta, saca da pinça....e tira a espinha!
A-L-Í-V-I-O imediato........e uma advertência para ter mais cuidado a comer peixe..........

E depois do peixe, a tortilha com as suas sobras......sem espinhas!!!!



Ingredientes:

- sobras de peixe assado
- sobras de tomate e batatas assadas
- 1 cebola
- azeite q.b.
- 2 ovos
- sal a gosto
- um raminho de tomilho

Levar uma frigideira ao lume com o azeite e a cebola. Quando esta amolecer juntar o peixe desfiado, o tomate as batatas. Deixar cozinhar em lume baixo durante 5 minutos. Entretanto bater os ovos com o sal. Verter por cima do peixe, e sempre com o lume baixo deixar os ovos coagularem. Com a ajuda de um prato, virar a tortilha e voltar a colocar na frigideira para acabar de cozer. Passar para um prato de servir e polvilhar com o tomilho.

Eu servi a tortilha com uma fatia de broa de milho, queijo da serra e doce de tomate. Um acompanhamento diferente, mas que resultou muito bem!

Bom apetite!!

15 comentários:

  1. Imagino a aflição que deve ser, felizmente nunca me aconteceu! :)

    A tortilha ficou com optimo aspecto**beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem, isso é que foi uma saga...
    Há uns anos aconteceu-me algo parecido com sardinhas, parecia que tinha um monte de espinhas daquelas fininhas espetadas na garganta... Andei o dia inteiro em sofrimento, até que à noite o meu pai me foi fazer um chá de cascas de limão com uma enorme colherada de mel forte. Bebi o chá muito quente e... voilá!! Alívio instantâneo! Mas as minhas deviam ser mesmo das pequeninas, com a tua talvez não resultasse...

    Adoro tortilhas, são tão versáteis e ficam sempre tão boas! Essa, sem espinhas, parece-me uma bela sugestão!:D
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  3. Já engoli espinhas mas nunca me aconteceu isso e ainda bem.
    A tortilha ficou uma maravilha.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Acho que isso é das sensações mais desagradáveis de todas. E que pouco ou nada podemos fazer, e fica sermpre um mal estar. Mas esse ficou compensado com a maravilhosa tortilla :)

    bjs

    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Também me aconteceu com uma espinha de sardinha, mas a minha desceu com pão, graças a Deus.
    Mas que maratona a tua amiga.
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Felizmente nunca me aconteceu mas imagino a aflição.
    Essa tortilha ficou com muito bom aspecto.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Olá, vim conhecer o seu blog e gostei muito de tudo o que encontrei por aqui, as suas receitas são práticas e com certeza muito saborosas como tudo o que é feito com amor e carinho!
    Beijos, Oslaine.

    ResponderEliminar
  8. Que delicia de prato.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
  9. Oie, voltei!
    Voltei para agradecer por ser a seguidora numero 300, um lindo número, obrigada!!!

    Sabe q depois q fui embora daqui me lembrei q minha mãe quase morreu afogada por causa de uma espinha de peixe? nunca mais ela comeu peixes que tenham espinhas...

    De novo, obrigada... fiquei muito feliz...
    Um beijo grande...
    Aninha

    ResponderEliminar
  10. Sua tortilha está com uma aparência deliciosa.mas nunca mais faça isso, nessa situação deve-se ir logo para emergência..toma mais cuidado!!
    Parabéns por esse blog cheio de coisas gostosas e já estou te seguindo. Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra. Obrigada pela visita.
      De certeza que terei muito mais cuidado.....:)

      Eliminar
  11. nossa, isso é que foi uma jornada... por isso como peixe com muito muito cuidado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que delícia de receita e que bom que você está bem
    bom final de semana
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Uma forma nova de transformar o velho em novo! Bjs
    Paula

    ResponderEliminar

Deixe um comentário e assine.
Comentários anónimos não serão publicados.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...