domingo, 30 de setembro de 2012

Bolo de cenoura e nozes com cobertura de chocolate....ou um desastre culinário!

Pois é, eu e os bolos, os bolos e eu........infelizmente a nossa relação é amor/ódio.
E isto porque por cada bolo que me sai bem, talvez uns três não se aproveitam e outros três ficam assim assim......
Este ficou assim assim, comeu-se todo, é verdade, que aqui em casa não se deita nada fora, só se estiver mesmo intragável!

Não sei porque é que o bolo não cresceu, se pus pouco fermento, se foi da farinha, se foi do forno, ou se simplesmente não tenho jeito para bolos!


Ingredientes:

- 170gr de manteiga
- 200gr de açúcar
- 4 ovos
- 70gr de miolo de noz
- 150gr de cenoura ralada
- 200gr de farinha integral
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de café de canela

Cobertura e recheio de chocolate

- 200gr de chocolate de culinária
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de água

Amassar a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos, as nozes picadas e a cenoura. Juntar a farinha, o fermento e a canela e envolver tudo.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma quadrada. Verter a massa para dentro da forma e levar a cozer a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Retirar depois de cozido e transferir para um prato de servir.

Ora bem, foi aqui que as coisas não correram bem. O meu bolo não cresceu e como achei que estava muito fraquinho, preparei uma cobertura e recheio de chocolate para disfarçar a coisa.
Levei a banho maria o chocolate com a manteiga e a água até obter um creme homogéneo. Cortei o bolo em duas metades iguais, barrei uma das metades com o recheio de chocolate, coloquei por cima a outra metade e cobri tudo com o resto do creme de chocolate.

Ficou bom de sabor, mas como se pode ver pelas fotos, ficou baixinho........mais parecia um brownie de nozes, porque o sabor da cenoura não se destacava........



6 comentários:

  1. Mas olha que apesar de baixinho até tem muito bom aspecto.
    Eu se calhar aumentava a quantidade de cenoura. Boa semana. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Mas até ficou bem lindo!
    Eu gosto de bolos húmidos.
    Tem também uma cor linda!
    Não achei assim tão desastroso!
    Para a próxima sai melhor!

    Beijinhos e boa semana.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    O bolo tem muito bom aspecto;ninguém diria que tinha sido um desastre! Pode ter sido de muitas coisas que não cresceu: Eu suspeitava do fermento ou do forno; Tem todos os ingredientes para estar delicioso,e com o tok do chocolate, ficou muito apetitoso... :))

    ResponderEliminar
  4. O aspeto é delicioso, não me parece muito um desastre culinário!
    Mas arrisco dizer que o facto de ser feito exclusivamente com farinha integral pode ter sido a causa de não ter crescido, eu aconselho para a próxima a substituíres por farinha auto-levedante (pacote azul da branca de neve), é a que uso e nunca falha...
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas pelos comentários e sugestões.....
    Acho que o problema foi mesmo da farinha, tal como disse a Alice, só usei farinha integral, e isso deve ter tido influência no "não" crescimento do bolo.....

    ResponderEliminar

Deixe um comentário e assine.
Comentários anónimos não serão publicados.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...