sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Umas tapas.....e um resumo do nosso Natal.......

O Natal já passou, cá por casa a tradição manteve-se.
Bacalhau cozido com couves, batatas, ovo e grão na noite de consoada e peru recheado para o almoço do dia de Natal.
O jantar da noite de Natal este ano é que foi diferente, costuma ser coelho guisado, mas já andamos um pouco fartos de coelho, então optou-se por um arroz de pato delicioso, feito pelo meu primo.

Os tradicionais doces de Natal, tais como bolo-rei, filhoses, sonhos, coscorões e azevias não podiam faltar.
Uma bavaroise de morango, um cheesecake de morango e doce de leite condensado com café para adoçar a boca.......bolo de ananás, arroz doce e bolo de cenoura com cobertura de chocolate para finalizar........
E com tanta coisa boa, de certeza que para além dos presentes também ganhámos uns quilitos a mais.....mas em dietas, penso nelas para o ano!

Mas antes do Natal, ainda houve tempo para saborear o queijo Gran Capitán, em forma de tapas, gentilmente oferecido pela Sopexa Portugal.

Como este é um queijo que já vem cortado em fatias triangulares, torna-se ideal para preparar deliciosos pratos de tapas.



Ora as tapas são uma parte muito característica da cultura espanhola que se tornou popular em todo o Mundo.
Reza a história que Afonso X aconselhou, após uma doença que o obrigou a comer entre as refeições, que nas tabernas se servisse o jarro de vinho tapado com uma fatia de presunto ou de queijo, para evitar que caíssem impurezas e, simultaneamente, para acompanhar o álcool com um alimento sólido. Esta foi a origem da palavra tapa, que faz alusão a um costume espanhol antigo que se manteve até aos nossos dias e continua em uso.



Os folhados de queijo com salmão e alheira ficaram uma verdadeira delícia.......super fáceis de fazer e cheios de sabor. É só gratinar uma alheira, cortar quadrados de massa folhada, colocar uma fatia de Gran Capitán, uma de salmão fumado e por cima alheira. Fechar unindo as quatro extremidades e levar ao forno......acompanhar com chouriço assado e pão de sementes. E claro, não esquecer um copo de um bom vinho tinto!

3 comentários:

Deixe um comentário e assine.
Comentários anónimos não serão publicados.

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...