Um prato sem dúvida invulgar, pois leva almôndegas e ainda molho de carne, tornando-o bastante substancial, por isso o melhor é ser comido ao almoço e a seguir ir dar uma caminhada ao ar livre......
Como leva muito tempo a preparar, é aconselhável fazer tudo de vespéra, sendo gratinado no próprio dia.
Ingredientes:
(Fonte: Manual prático de massas)
- 450gr de carne de vaca picada
- 450gr de carne de porco picada
- 2 ovos
- 1 chávena de miolo de pão
- 6 colheres sopa de queijo parmesão ralado no momento
- 2 colheres sopa de salsa picada
- 2 dentes de alho esmagados
- 4 colheres sopa de azeite
- 1 cebola, bem picada
- 1 cenoura, bem picada
- 1 talo de aipo, bem picado
- 5 tomates maduros, bem picados
- 1 colher sopa de óregãos secos
- 1 colher sopa de manjericão seco
- folhas de lasanha fresca
- sal e pimenta preta
Para o molho béchamel
- 4 chávenas de leite
- 1 folha de louro
- 1 raminho de tomilho fresco
- 50gr de manteiga
- 1/2 chávena de farinha
- noz-moscada
- sal e pimenta
Começar pelas almôndegas. Colocar 275gr de cada uma das carnes picadas numa tigela grande. Juntar os ovos, o miolo do pão, 2 colheres de sopa do parmesão ralado, metade da salsa e do alho e temperar com o sal e a pimenta.
Misturar tudo com uma colher de pau e em seguida usar as mãos para amassar a mistura até esta ficar homogénea e um pouco "peganhenta".
Lavar as mãos, passar por água fria e em seguida pegar em pedacinhos do preparado de carne e moldar cerca de 100 bolinhas muito pequenas.
Colocar num tabuleiro e levar ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.
Nota: para a lasanha são precisas cerca de 60-70 almôndegas. As restantes pode congelar e usar noutra ocasião.
Entretanto deitar o leite para o béchamel numa caçarola. Fazer um rasgão na folha de louro, juntar, mais o tomilho, ao leite e deixar levantar fervura. Retirar do lume, tapar e deixar em infusão.
Para o molho de carne aquecer metade do azeite numa frigideira, juntar a cebola, a cenoura, o aipo e o resto do alho e refogar em lume brando por 5 minutos ou até ficarem macios. Juntar o resto da carne picada e cozinhar suavemente por 10 minutos, mexendo frequentemente e desfazendo os grumos de carne.
Temperar com sal e pimenta a gosto e juntar o tomate, o resto da salsa, os óregãos e o manjericão. Mexer bem, tapar e estufar durante 45 minutos-1 hora, mexendo de vez em quando.
Entretanto aquecer o resto do azeite numa frigideira grande antiaderente. Quando estiver quente, cozinhar as almôndegas em lotes, por 5-8 minutos, em lume médio a forte, até tostarem por igual. Sacudir a frigideira de tempos a tempos, para que as almôndegas rolem. Passar para um papel absorvente, para secarem.
Pré aquecer o forno a 170ºC.
Fazer o molho béchamel. Coar o leite para retirar o louro e o tomilho. Derreter a manteiga numa caçarolo média, juntar a farinha e cozinhar, mexendo, durante 1-2 minutos.
Juntar o leite aos poucos, batendo bem após cada adição. Levar a ferver e cozinhar, mexendo sempre, até o molhor ficar macio e espesso. Juntar noz-moscada a gosto e temperar com sal e pimenta.
Espalhar cerca de um terço do molho de carne no fundo de um pirex baixo.
Deitar cerca de 30-35 almôndegas, regar com um terço do béchamel e cubrir com metade das folhas de lasanha. Repitar estas camadas, terminando com o molho de carne e o béchamel.
Polvilhar uniformemente a superfície com o restante queijo parmesão e gratinar por 30-40 minutos.
Deixar repousar 10 minutos antes de servir.
Bom apetite!!
Deve ficar uma delicia!
ResponderEliminarBjs
Que lasanha tão engraçada!
ResponderEliminarCertamente fica deliciosa, gostei dos ingredientes!
BEM ORIGINAL EU ADORO ALMONDEGAS, HEI-DE FAZER.
ResponderEliminarBOM FIM DE SEMANA
realmente assim com almondegas nunca experimentei, mas parece-me uma excelente ideia! um beijinho e bom fim de semana :)
ResponderEliminarQue receita original!! Cá em casa somos fãs de almôndegas, aliás, o meu marido delira com elas e tenho a impressão que essa lasanha seria um sucesso por aqui! Ficou com um aspeto mesmo tentador e apetitoso, deve ser bem boa!
ResponderEliminarBeijocas e bom domingo:)
Vou aprender a cozinhar e vou começar por esta! Muito bom o blog!
ResponderEliminar